sexta-feira, 2 de julho de 2010

AEDROMO

>Por Paula

Olá!

Existe atualmente, no Departamento de Computação, um grupo de pesquisas voltado a Robótica Móvel Autônoma. O Grupo de Integração de Sistemas e Dispositivos Inteligentes (GISDI) é formado por docentes e alunos dos cursos de Bacharelado em Ciências da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação e funciona desde 1998. Tendo como um de seus principais objetivos a aplicação de tecnologias e sistemas inteligentes na educação, o GISDI vem desenvolvendo diversos projetos desde sua criação. Entre seus projetos didáticos, cita-se o Elevador e o AEDROMO (I e II).

O Elevador é uma Plataforma Didática Multidisciplinar, programada em linguagem C e Pascal, cujo objetivo é ensinar aos alunos do primeiro ano de graduação as ideias básicas de algoritmos, controle e software básico.

O AEDROMO (Ambiente Experimental Didático com Robôs Móveis) possui duas versões. A primeira, mais simples e já concluída, tem como resultado um robô móvel, conhecido como Michelangelo, comandado através do porto paralelo de comunicação de computadores pessoais. Este robô possui quatro sensores ópticos em linha na parte frontal, possibilitando a leitura de faixas pretas na superfície onde é colocado. Assim, o Michelangelo consegue, por exemplo, seguir linhas no solo, procurar saídas de regiões delimitadas por faixas pretas e explorar labirintos. Esta primeira versão é utilizada como material didático para alunos de graduação em Ciências da Computação e em Sistemas de Informação da Faculdade de Ciências para estudo de algoritmos e de programação.

A segunda versão ainda está em andamento e se diferencia da primeira por possuir um público-alvo mais jovem, alunos do ensino fundamental e médio, além de ser voltada também a experimentos, pesquisas e entretenimento. Ele se torna muito interessante no que diz respeito a pesquisa, na medida em que dispõe de uma interessante bancada de desenvolvimento para várias áreas relacionadas a robótica. O AEDROMO é adaptável aos diversos ciclos de ensino por meio de um ambiente apropriado e dependente de sua aplicação.


Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário